Gramática da Língua Portuguesa

Atividade 4.2

Posted on: março 17, 2010

1 – A relação abaixo é formada por palavras inventadas. Observe atentamente cada uma delas e, baseado no seu conhecimento sobre o sistema de regras de acentuação da língua portuguesa, coloque os acentos gráficos que julgar necessários:
a) astrider (proparoxítona)
b) sensinen (paroxítona)
c) felo (oxítona, o fechado)
d) nerta (oxítona, a nasal)
e) mardo (paroxítona)
f) aminho (proparoxítona)
g) carpips (paroxítona)
h) crestons (oxítona)
i) explons (paroxítona, e fechado)
j) mirmidens (paroxítona)
l) curquens ( oxítona)
m) artu (paroxítona)
n) quistuns (oxítona)
o) ardovel (paroxítona, o aberto)
p) cipodeis (paroxítona, o aberto)
q) ormar (oxítona)
r) senser (paroxítona, e fechado)
s) lolux (oxítona)
t) atonde (paroxítona)
u) cliclex (paroxítona)

2 – Nas frases seguintes, cada palavra ou expressão destacada substitui um monossílabo
cujo número de letras vem indicado entre parênteses. Procure identificar esse
monossílabo, grafando-o corretamente:
a) (Entregue) (2) os papéis a ele. Diga-lhe que não (coloquei) (3) minha rubrica em
nenhum deles porque não concordo com as idéias expostas.
b) (Existem) (2) motivos para temer as pessoas ruins (3).
c) Ele nos faz uma visita a cada (trinta dias) (3).
d) Colocou (3) as mãos em operação e tentou desfazer os (emaranhados) (3) que as
crianças haviam deixado na linha.
e) Comprou diversas (ferramentas para cavar) (3).
f) Hoje ele deu duro: espanou (poeira) (2), carregou botijões de (combustível para fogão
de cozinha)  (3), lavou o piso (4) e ainda (colocou) (3) nossa única cabeça de gado (3)
no pasto.
g) Sentimos pena (2) e revolta

3 – No texto a seguir, os acentos de algumas palavras foram retirados. Leia-o atentamente e recoloque aqueles que estão faltando:
Cambinda Estrela, Sol Nascente, Elefante, Encanto do Dende, Cambinda Africano, Gato Preto, Linda Flor. No carnaval, varios grupos de maracatu incendeiam as ruas do Recife. O “cortejo real” e acompanhado por um conjunto de percussao com grandes tambores (afaya), caixas, taris, gongues (agogos com uma campanula) e mineiros (especie de ganza ou chocalho). Mas, apesar de toda a sua fama, experimente perguntar a populaçao: o que e maracatu? Poucos poderao responder. Nem mesmo folcloristas e antropologos chegam a um consenso. Ha quem defina o maracatu como a parte festiva dos xangos (os candombles recifenses). Tambem e visto como folguedo ou simples agrupamento afrodescente voltado para a diversao. Entretanto e muito mais que isso. Por meio de complexos arranjos politicos-culturais, o maracatu envolve ao mesmo tempo diversão, lazer, constituiçao de identidades e afirmaçao religiosa.

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